sexta-feira, 11 de março de 2016

Operação Lignum combate extração ilegal de madeiras no Maranhão

Foto/divulgação PRF.
São Luís/MA – A Polícia Federal, em conjunto com MPF, IBAMA e PRF, iniciou hoje (9/3) a Operação Lignum, com o objetivo de combater a prática de crimes ambientais ligados à extração, ao transporte e a comercialização ilegal de madeira proveniente da Terra Indígena Alto Turiaçu, no noroeste do Maranhão.

Participam da operação cerca de 200 servidores: policiais federais, servidores do IBAMA, policiais rodoviários federais, policiais militares ambientais do estado do Maranhão, policiais civis do Distrito Federal e de Goiás. Foram utilizados ainda dois helicópteros do IBAMA e um da PRF. Os alvos da operação são 15 serrarias ilegais.
Durante a operação, foram identificadas pelo menos 5 situações de flagrante pelos mesmos crimes, estando os procedimentos ainda em andamento. Também foram presas em flagrante 11 pessoas.

Foram executados 10 mandados de interdição de madeireiras clandestinamente instaladas sem os devidos registros no IBAMA e na Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Naturais do Maranhão – SEMA. De acordo com as investigações, há fortes indícios de receptação de madeira ilegalmente extraída da Terra Indígena.

Além disso, foram cumpridos 3 mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão, contra madeireiros que continuam a exercer atividade ligada a madeira, apesar de terem contra si imposta medida cautelar de proibição do exercício de atividade econômica voltada à extração, processamento, transporte, compra e venda de madeira.
Os investigados responderão pelos crimes de desobediência à decisão judicial (art. 359 do CPB), receptação qualificada (art. 180, §1° do CPB), ter em depósito produto de origem vegetal sem licença válida (art. 46, parágrafo único, da Lei 9605/98), dentre outros.

*A operação foi batizada de Lignum em uma referência a como é conhecido o termo “madeira” em latim.






Fonte: Comunicação Social da Polícia Federal no Maranhão

Nenhum comentário: