quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Zika vírus pode ser transmitido por meio de relação sexual ou aleitamento sintomas característicos de zika, como dor de cabeça, febre baixa e dores nas articulações.


Nos Estados Unidos no Texas confirmaram nesta terça-feira que um paciente foi infectado com o zika vírus através de uma relação sexual. No Brasil o  Ministério da Saúde desse que  "Transmissões por meio de relação sexual e por aleitamento são citadas em casos isolados", pontuou.

Segundo a revista científica internacional Emerging Infectious Diseases revelou que o zika vírus foi isolado, no sêmen de um paciente do Taiti, ilha da Polinésia Francesa, que passou por uma epidemia de zika. Sintomas característicos de zika, como dor de cabeça, febre baixa e dores nas articulações.
A primeira morte comprovada pelo vírus foi a de um homem, no Maranhão.                                       O segundo caso foi o de uma menina de 16 anos, do município de Benevides, no Pará, que morreu em outubro. Ela apresentou dor de cabeça, náuseas e petéquias                                    (pontos vermelhos na pele e mucosas). O vírus identificado pela primeira vez na floresta de Zica, na África, tornou-se a principal preocupação relativa ao combate ao Aedes.
Já nos Estados unidos. Autoridades de saúde do estado do Texas confirmaram nesta terça-feira que um paciente foi infectado com o zika vírus através de uma relação sexual.
O caso foi confirmado pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos. O paciente foi infectado após se relacionar sexualmente com uma pessoa doente que havia retornado de um país onde o vírus está presente.
Em geral, o zika vírus se espalha através da picada de mosquitos. No entanto, cientistas têm explorado a possibilidade de que o vírus também possa ser transmitido através do sexo. Registros anteriores dão conta de um caso em que o vírus foi encontrado no sêmen de um homem no Taiti. Há também o relato de um pesquisador que foi infectado fora dos Estados Unidos e que depois o transmitiu à sua esposa, em 2008.

Autoridades de saúde lembram também que não há registros de que o vírus foi transmitido por mosquitos na região de Dallas. Fonte: Associated Press. 




Nenhum comentário: