segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

PAÍS EM PÂNICO Colômbia tem mais de 30 mil casos de zika vírus Governo está preocupado com o aumento significativo no número de casos da síndrome de Guillain-Barré



Colômbia tem mais de 30 mil casos de zika vírus
Aedes Aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chicungunya (Fonte: Reprodução/Agência Brasil)
A Colômbia já tem mais de 30 mil pessoas infectadas pelo zika vírus, transmitido pelo mosquito Aedes Aegypti. Ao lado do Brasil, o país é um dos mais atingidos pelo vírus.
A preocupação por lá, no entanto, não é a associação entre o zika vírus e a microcefalia, e sim o aumento significativo no número de casos da síndrome de Guillain-Barré, que pode causar paralisia grave.
Embora cientistas estejam evitando apontar uma ligação direta entre o zika e a síndrome rara, o pânico no país está aumentando, principalmente nas regiões mais atingidas.
Enquanto isso no Brasil foram notificados 4.783 casos suspeitos de microcefalia desde o início do surto, em outubro, até o último dia 30 de janeiro. Deste total, 404 casos da má-formação cerebral foram confirmados, sendo 17 com ligação com o zika vírus.
Embora muitos médicos na Colômbia acreditem que há uma ligação entre o zika e a síndrome de Guillain-Barré, o porta-voz da OMS, Christian Lindmeier, afirma que é preciso muita cautela, uma vez que a associação entre ambos ainda não foi comprovada.
Na cidade de Cúcuta e nos arredores já foram registrados 27 casos da síndrome. O surto da doença na Colômbia começou em outubro do ano passado. As autoridades ainda não sabem se também houve um aumento no número de bebês com microcefalia no país.


Fontes:  BBC Brasil - Colômbia: um país em pânico por causa do zika

Nenhum comentário: